Participação do CBA na Feira do Empreendedor 2024 foi marcada pela divulgação de suas iniciativas e pela promoção de conexões estratégicas

Compartilhe:

A participação do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) na Feira do Empreendedor 2024 foi marcada pela divulgação de suas iniciativas e pela promoção de conexões estratégicas para o desenvolvimento de projetos, sobretudo no âmbito dos bionegócios.

 

Na edição de 2024, a Feira do Empreendedor teve como temática  ´Conectando a Amazônia ao Futuro – Negócios Sustentáveis e Inovação´. A programação reuniu mais de cem expositores durante  três dias no Clube do Trabalhador, na zona Leste de Manaus.

 

Instalado na Arena Inovação, o stand do CBA recebeu a visita de um público bastante diverso, com destaque para os pesquisadores, estudantes, professores e empreendedores que tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto as pesquisas realizadas pelo Centro e como o novo modelo de gestão da instituição vem trabalhando para impulsionar os bionegócios da Amazônia.

“Além de divulgar nossas tecnologias desenvolvidas com potencial para a geração de Bionegócios, também atuamos para promover conexões estratégicas com o ecossistema de inovação e sustentabilidade, incentivando inclusive o empreendedorismo na nossa região amazônica”, afirmou o diretor de Operações do CBA, Caio Perecin.

A diretora de Bionegócios do CBA, Andréa Lanza, disse que os visitantes ficaram entusiasmados com as iniciativas e o novo modelo de atuação do CBA. “Eventos como esse são importantes pois possibilitam que as pessoas vejam de perto como nós estamos trabalhando para promover os Bionegócios, a partir do fortalecimento das cadeias produtivas e atuando de forma muito assertiva para se consolidar como um ambiente gerador de negócios sustentáveis na Amazônia”, destacou Lanza.

 

Ao chegar no stand, o visitante era convidado a assistir um vídeo institucional do Centro de Bionegócio e a fazer um passeio pelas pesquisas nas áreas de biocosméticos, biofertilizantes, pigmentos naturais e bioplásticos.

Uma das conexões realizadas durante a programação resultou na visita dos representantes da Incubadora de Negócios de Impacto Socioambiental do Alto Solimões – InPACTAS aos laboratórios do CBA, um dia após a abertura da Feira do Empreendedor.

 

Durante a visita, os empreendedores das startups incubadas na InPACTAS conheceram o potencial dos laboratórios e como suas funcionalidades podem contribuir com os projetos em andamento. “Nós que somos do interior temos limitações de laboratórios e o CBA tem excelentes laboratórios e pesquisadores muito bons, por outro lado a gente consegue contribuir com outras questões e assim promovermos uma sinergia para poder pensar a interiorização do CBA e a profissionalização do interior”, disse o diretor executivo da InPACTAS e doutor em ciências ambientais, Pedro Mariosa.

Entre as pesquisas com potencial para promover um ambiente de colaboração com o CBA, Mariosa destacou a pesquisa de pigmentos naturais a partir de microorganismos. Esta pesquisa é especialmente relevante para a startup Tekoha, que trabalha com biojoias e tinturas naturais utilizando processos tradicionais de extração, com matérias-primas como Tucumã, Açaí, Urucum, entre outros. Além disso, Pedro Mariosa mencionou a startup Ecowaste, que opera no segmento da economia circular, focando na produção de itens de construção civil através da combinação de resíduos sólidos e orgânicos, sem queima. “Essas iniciativas apresentam potencial para estabelecer parcerias estratégicas com o CBA”, disse.

 

Texto: Tereza Teófilo – CBA

Fotos: Divulgação CBA

 

 

Compartilhe:

Notícias Relacionadas