CBA divulga resultado preliminar do edital CBA OPEN e reforça compromisso com o desenvolvimento dos Bionegócios da Amazônia

Compartilhe:

O Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) divulgou nesta sexta-feira, 28, o resultado preliminar da segunda fase do edital CBA OPEN n° 01/2024, o qual resultou na classificação de seis startups que irão se hospedar no Espaço CBA de Inovação. O processo seletivo é uma iniciativa apoiada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em uma estratégia do Governo Federal para transformar o Centro em um polo de bioeconomia na região Amazônica, com a implantação do Espaço CBA de Inovação, com previsão para funcionar a partir de abril.

Inicialmente, doze startups se inscreveram no processo seletivo, sendo que sete foram classificadas na primeira fase e dessas, seis fizeram a apresentação de suas iniciativas ao longo da semana e lograram êxito na segunda e penúltima fase. No entanto, ainda há prazo para recursos, e o resultado final, conforme o edital, será divulgado até 21 de março de 2025. O resultado pode ser acessado aqui. 

As startups selecionadas na segunda fase apresentaram projetos para desenvolver produtos a partir da biodiversidade da Amazônia, entre eles cosméticos, suplementos alimentares, absorventes menstruais, tecidos sustentáveis, goma vitamínica, entre outras soluções inovadoras.

As startups selecionadas e suas respectivas áreas de atuação são as seguintes:

rvore Cosméticos da Amazônia LTDA – Indústria e comércio de cosméticos naturais com tecnologia de nanoencapsulamento.

Eterna Biotech Pesquisa e Desenvolvimento LTDA – Desenvolvimento de soluções em biotecnologia e biologia sintética para revitalização celular.

Mahta Comércio e Importação de Produtos Naturais LTDA – Produção de alimentos inovadores com ingredientes amazônicos.

Essencial Fabricação de Alimentos Amazônicos LTDA – Desenvolvimento de gomas vitamínicas naturais à base de bioativos da Amazônia.

Thais Arevola – Moda sustentável com tecidos desenvolvidos a partir de fibras de Curauá e Abacaxi.

Amazonia for You LTDA – Fabricação do Biofemme, absorvente menstrual inovador à base de insumos amazônicos.

O diretor-geral do CBA, Marcio Miranda, destacou que a seleção reforça o compromisso do Centro com a inovação e o desenvolvimento sustentável, cumprindo um papel essencial dentro do novo modelo de atuação do CBA.

“Nosso propósito é atuar como um elo entre a biodiversidade amazônica e o mercado, transformando ciência e tecnologia em produtos competitivos nos seus mercados de forma viável e sustentável. O CBA promove uma sinergia com o ecossistema de inovação, funcionando como um indutor de novos negócios que respeitam a floresta e geram valor para as populações locais. A seleção dessas startups demonstra que há um grande potencial para inovação e bioeconomia na Amazônia, e o nosso papel é fortalecer esse ambiente para que esses empreendimentos se consolidem e ampliem seu impacto positivo”, ressaltou Marcio.

O diretor de operações do CBA, Caio Perecin, frisou a contribuição do Comitê de Seleção das startups composto por representantes de instituições renomadas, como o Sebrae, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), o Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia e o Idesam, no processo de avaliação das startups.

“Elas inclusive já vislumbram como vão cooperar com as startups que estarão aqui, de forma que possamos garantir mais benefícios, ajudar a acelerar e ampliar a presença desses produtos no mercado, sempre com qualidade e impacto positivo para a bioeconomia amazônica”, comemorou.

Caio destacou ainda que, dentre as startups selecionadas, há empreendedores que já chegam ao Hub com uma maturidade importante, com faturamento e produtos no mercado, enquanto outros estão na fase de maturação de suas soluções, mas apresentam grande potencial.

“Isso é muito positivo porque no Hub haverá essa troca de experiências e conexões essenciais com as equipes de pesquisa do CBA para o crescimento e a consolidação dos negócios”, afirmou.

Investimento

No total, estão sendo investidos no Espaço CBA de Inovação aproximadamente R$ 2,4 milhões, entre obras, aquisição de mobiliário, equipamentos e outros serviços, para transformar a estrutura em um ambiente moderno, sustentável e inovador. A reforma segue em ritmo acelerado e as startups selecionadas se hospedarão já a partir de abril.

O Espaço CBA de Inovação integra o projeto CBA Open, que visa criar um ambiente de compartilhamento e geração de sinergias entre empresas, associações de comunidades tradicionais e povos originários, instituições de ensino, agências de fomento, investidores e formuladores de políticas públicas.

O CBA já estuda a possibilidade de lançar um segundo edital do CBA Open ainda no primeiro semestre de 2025.

 

 

 

 

Compartilhe:

Notícias Relacionadas