CBA Opens

O CBA possui potencial para estimular alianças estratégicas envolvendo ICTs, governos, organizações da sociedade civil, grandes empresas, startups, investidores, agentes fomentadores, entre outros atores, que objetivem a geração de produtos, processos e serviços inovadores através da transferência e a difusão de tecnologia. Para tanto, é necessário que o CBA crie um Ambiente Promotor da Inovação.

Esse tipo de programa tem impacto positivo para melhorar o ambiente de negócios na instituição, promoção da inovação aberta e na modernização das instalações físicas por meio de recursos privados. O modelo de negócios é baseado em ser um Ambiente Promotor de Inovação e não possui por finalidade, única e exclusivamente, a exploração comercial dos espaços e, assim, se torna um modelo de negócios atraem às empresas.

Assim, no modelo de Negócios do CBA Open, visando o adensamento do ecossistema de inovação aberta nas suas instalações, serão concebidos e implementados, Centros e Hubs de Inovação objetivando as seguintes ações:

  • Laboratórios de PD&I próprios das Instituições Interessadas;
  • Laboratórios Multiusuários;
  • Criação de Hubs de Inovação com a finalidade de implementar programas de engajamento com empresas de base tecnológica (programas de capacitação, aceleração, incubação, pós-incubação);
  • Compartilhamento de laboratórios e equipamentos das instalações do CBA;
  • Outras modalidades pertinentes à inovação.

Apesar do compartilhamento ou arrendamento de parte da infraestrutura com instituições parceiras, a maior parte da estrutura do CBA será preservada como área comum. A exploração desses espaços poderá ser realizada através de projetos e serviços vendidos por essas instituições ao mercado, que deverão seguir o propósito do planejamento estratégico do CBA, sendo orientados a negócios em bioeconomia. Nesses trabalhos, as instituições poderão operar com profissionais próprios ou contratar horas dos pesquisadores da equipe fixa do CBA.

O compartilhamento de espaços via CBA Open para outras instituições e empresas será realizado mediante a assinatura de instrumento jurídicos específicos. Os rendimentos financeiros e superavitários em decorrência deste modelo de negócios serão revertidos nas finalidades do CBA, bem como para o custeio de sua operação.