Representantes do Comando Militar da Amazônia (CMA) e do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) deram início as tratativas para estabelecer uma parceria visando unir esforços em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia, combinando expertise militar com planejamento estratégico em pesquisa e inovação.
O assunto foi amplamente discutido pelo Comandante do CMA, General Costa Neves durante reunião ocorrida na última sexta-feira, 23/08, com o general Anísio David de Oliveira Júnior, chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC) e o diretor-geral do CBA, Márcio de Miranda Santos.
Durante o encontro, a comitiva do CBA teve a oportunidade de conhecer a história da atuação do Exército Brasileiro na Amazônia e as potencialidades do Instituto de Biologia do Exército (IBEX) no processo de integração do Centro de Bionegócios com o CMA.
Costa Neves destacou que a vasta experiência em operações na Amazônia e a capacidade de planejamento e execução de projetos complexos, reforçadas pela capilaridade e capacidade logística do Exército Brasileiro, podem ser de grande valia para o CBA, que atua com pesquisas no campo dos bionegócios da Amazônia, potencializando a sustentabilidade da floresta amazônica.
Márcio Miranda destacou o interesse do CBA em estabelecer uma parceria com o CMA para apoiar a geração de bionegócios junto às comunidades tradicionais e povos indígenas localizados nas proximidades dos batalhões de fronteira do Exército Brasileiro.
Além disso, foi abordado ainda o interesse comum entre as instituições na pesquisa com microrganismos, com destaque para a coleção de microrganismos do Centro de Bionegócios, que pode ser utilizada para diversos fins por meio dos Biobancos. Essa colaboração tem o potencial de gerar projetos que beneficiem a saúde humana, animal e vegetal, aproveitando a rica microbiota amazônica para alcançar resultados positivos e impactantes para a sociedade.
Também integraram a comitiva do CBA presente ao CMA, o diretor de operações do CBA, Caio Perecin, o diretor administrativo-financeiro, Carlos Henrique Souza, a coordenadora de eventos, Patrícia Sperb e as assessoras da diretoria, Fabiana Rocha e Fernanda Queiroz.