IPT e CBA fortalecem parceria para garantir precisão metrológica e ampliar certificações laboratoriais

Compartilhe:

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com o apoio do CBA, promoveu na manhã desta quinta-feira (6), em Manaus, um encontro técnico sobre a importância da metrologia para a confiabilidade das medições.

A iniciativa reuniu representantes de instituições de pesquisa do Amazonas, entre elas o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), a Embrapa Amazônia e o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA). Durante o evento, foi destacado o papel fundamental da metrologia na garantia da precisão dos resultados científicos e sua aplicação em diversos setores, incluindo os bionegócios da Amazônia.

O diálogo foi conduzido pelo supervisor técnico da área de pressão, massa , temperatura e umidade do Laboratório de Metrologia Mecânica da unidade de negócios de Tecnologias Regulatórias e Metrológicas do IPT, Edson Christe Pereira.

O especialista esteve em Manaus para acompanhar o trabalho de calibração dos equipamentos dos núcleos do CBA, realizado ao longo da semana pelo IPT, como parte do acordo de cooperação técnica entre as duas instituições.

Em 2024, o IPT completou 90 anos de excelência em metrologia.

O diretor de Operações do CBA, Caio Perecin, ressaltou a importância da iniciativa para a obtenção das acreditações ISO 9001 e ISO 17025, essenciais para consolidar o CBA como referência na área.

“Contar com a expertise do IPT, que é referência nacional e tem excelência em metrologia, é essencial para nós. Essa parceria reforça a credibilidade dos nossos processos e garante que seguimos os mais altos padrões de qualidade. Essas certificações vão consolidar o CBA como um centro de referência em análises laboratoriais e serviços tecnológicos, ampliando a confiabilidade das soluções oferecidas ao setor de bionegócios”, afirmou o diretor.

Texto: Tereza Teófilo –

Fotos: Robervaldo Rocha –

Compartilhe:

Notícias Relacionadas