Diversas são as capacidades do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) para o fomento do empreendedorismo biotecnológico e apoio às instituições públicas e privadas que atuam no segmento da bioeconomia. Abaixo selecionamos alguns dos pontos fortes do CBA dentro de sua área de atuação:
Com equipamentos de ponta e corpo técnico altamente capacitado, o CBA tem a estrutura necessária para atender a diversas demandas e reduzir o risco tecnológico para que empreendedores do segmento bioeconômico possam se estabelecer e prosperar na região, contribuindo para avanços socioeconômicos e para o desenvolvimento da Amazônia.
Temos compromisso firme com a conservação da biodiversidade, com o desenvolvimento de pesquisa de ponta e, principalmente, junto à criação perpétua de novas oportunidades econômicas e autossustentáveis para a região Amazônica
Junte-se a nós. Venha fazer a diferença no coração da Amazônia. Seja um parceiro em nosso Centro de Bionegócios.
O Centro de Bionegócios da Amazônia compreende que os insumos amazônicos têm fortes possibilidades de contribuir de diversas formas em segmentos distintos e, neste sentido, tem por objetivo colaborar com o estímulo de bionegócios regionais que potencializem a utilização sustentável destes bens originários da maior floresta tropical do mundo. Para tal, é possível identificar no CBA potencialidades variadas, tais como:
Pesquisa aplicada em biodiversidade
Desenvolvimento de tecnologias sustentáveis
Laboratórios multiusuários com alta tecnologia
Parcerias de negócios
Sistema de Inovação Aberta
Estruturação e fortalecimento das cadeias produtivas
Incubadora de empresas atuantes no ecossistema de bionegócios
Preservação ambiental
Benefícios sociais e econômicos para as comunidades tradicionais
Conhecimento de origem amazônida
O desenvolvimento regional passa pela bioeconomia e o Brasil tem como diferencial toda riqueza da vasta biodiversidade da Amazônia. Sua correta utilização pode resultar em um avanço sustentável da região e gerar emprego e renda à sociedade, complementando a matriz econômica local, atualmente centrada nos benefícios oriundos do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). O CBA tem plenas condições de atuar de forma proativa e eficiente nesta direção.